Operação realizada em novembro de 2024 |
Nesta semana, policiais civis do Setor de Investigação e Captura - SEVIC, de Guajará-Mirim cumpriram o mandado de internação provisória contra um adolescente envolvido na tortura e execução de Joabe da Cruz Oliveira. O crime, de extrema crueldade, ocorreu no dia 22 de setembro de 2024, e o corpo da vítima foi localizado no dia seguinte, 23 de setembro.
A reportagem do Jornal O MAMORÉ trás com exclusividade a prisão.
CONTINUA APÓS PUBLICIDADE
Entenda o Caso
Joabe foi morto por membros da facção criminosa Comando Vermelho - CV, em uma ação que, segundo as investigações, serviu como demonstração de poder e intimidação. A vítima foi levada a um “tribunal do crime”, onde foi decretada sua execução. Antes de ser morto, Joabe foi submetido a torturas brutais, evidenciando a crueldade do crime, que foi classificado pelas autoridades como de motivo fútil e desumano.
A operação que resultou na identificação e captura dos envolvidos recebeu o nome de “Donum Vanitatis”, que, além desse homicídio, investigou outros crimes cometidos pela mesma facção. A ação envolveu um grande aparato policial, incluindo forças federais. Iniciada em 1º de novembro de 2024, a operação resultou na prisão de 14 pessoas ligadas ao Comando Vermelho.(Veja matéria sobre a operação: https://www.omamore.com/2024/11/policia-civil-deflagra-operacao-donum.html?m=1)
Apreensão do Adolescente
O Jornal O Mamoré obteve informações que o adolescente apreendido foi um dos participantes diretos do crime. Para evitar a ação da justiça, ele mudou de cidade e passou a se esconder. No entanto, os investigadores da Polícia Civil, com o uso de técnicas de monitoramento e análise de informações, conseguiram localizar e apreender o menor infrator.
Ações como essas reforça o serviço da Polícia Civil, fundamentais para enfraquecer as atividades de facções criminosas no município e garantir a segurança da população. As investigações continuam para identificar outros envolvidos em crimes ligados ao Comando Vermelho.
Fonte: O MAMORÉ