Abertura do Porto de Guajará-Mirim é tema de reunião estratégica para impulsionar economia local

A ativação da Instalação Portuária Pública de Pequeno Porte em Guajará-Mirim representa um avanço para o setor logístico do estado
Compartilhe no WhatsApp
O Mamoré
Por -
0


A ativação do Porto de Guajará-Mirim foi pauta de uma reunião estratégica realizada na segunda-feira (3), no Porto de Porto Velho, com o objetivo de discutir soluções à operacionalização da Instalação Portuária Pública de Pequeno Porte (IP4) do município, inaugurada em agosto de 2023, mas ainda inativa. A IP4 de Guajará-Mirim é considerada um ativo estratégico para impulsionar a economia local, gerar empregos e fortalecer a infraestrutura logística do estado.

 

O encontro reuniu a diretoria da Sociedade de Portos e Hidrovias de Rondônia (Soph), a Prefeitura de Guajará-Mirim e a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico (Sedec). Inicialmente delegada ao município pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), a IP4 foi posteriormente devolvida pela gestão municipal anterior. O esforço conjunto visa tornar o porto plenamente funcional, permitindo o transporte de cargas e passageiros, a fim de fomentar o comércio regional.


CONTINUA APÓS PUBLICIDADE




Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, a Instalação Portuária Pública de Pequeno Porte de Guajará-Mirim é fundamental para o fortalecimento da infraestrutura logística do estado. “Com a ativação, a gestão estadual oportuniza a geração de emprego e renda, além de fomentar a economia local. Nesse sentido, o governo tem investido em ações diretas que possibilitam funcionalidade”, ressaltou.

 

De acordo com o secretário-adjunto da Sedec, Avenilson Trindade, a ativação da IP4 representa um avanço significativo para o setor logístico do estado. “Ter um porto operando em uma cidade amplia as possibilidades de recebimento e envio de cargas. No primeiro momento, ele pode atender às necessidades do mercado interno, mas, com investimentos adequados, tem potencial para evoluir e viabilizar operações de importação e exportação, o que abre novos mercados para os produtores de Rondônia e fortalece o abastecimento local”, destacou.

 

POTENCIAL ESTRATÉGICO

 

A Soph tem trabalhado para impulsionar, ainda mais, o desenvolvimento logístico de Rondônia e a ativação da IP4 de Guajará-Mirim é essencial, enfatizou o diretor-presidente da Soph, Fernando Parente, que desde o ano passado vem se empenhando para a abertura da IP4 de Guajará. “O estado possui um grande potencial estratégico, e cada infraestrutura portuária representa uma oportunidade para expandir a competitividade econômica. Estamos trabalhando junto aos parceiros para garantir que esse porto cumpra sua função de dinamizar o transporte fluvial, impulsionando novos investimentos, alem de criar oportunidades para a população local. Nossa missão é transformar essa estrutura em um ativo essencial para o crescimento sustentável de Rondônia.”

Fonte: Assessoria





  

Siga no Google News
Tags:

Postar um comentário

0Comentários

Postar um comentário (0)

#buttons=(Ok, estou ciente!) #days=(20)

Nosso site usa cookies para melhorar a experiência de navegaçãoSaiba Mais
Ok, Go it!