Comitê de Integração Fronteiriça Guajará-Mirim e Guayaramerim analisam temas de Controle de Fronteira e Comércio Bilateral

Após um dia de discussões, nesta quinta-feira (24), técnicos dos governos do Brasil e da Bolívia trataram da II Reunião do Comitê de Integração Fronteiriça Guajará-Mirim e Guayaramerim 2016.
Compartilhe no WhatsApp
O Mamoré
Por -
0


Após um dia de discussões, nesta quinta-feira (24), técnicos dos governos do Brasil e da Bolívia trataram da II Reunião do Comitê de Integração Fronteiriça Guajará-Mirim e Guayaramerim 2016, com a presença dos Embaixadores do Brasil na Bolívia, e da Bolívia no Brasil, bem como dos governadores do Estado de Rondônia, Confúcio Moura e do Estado (Departamento) do Beni, Alex Ferrer. O evento é organizado pelo Ministério das Relações Exteriores e ocorreu nas dependências do IFRO (Instituto Federal de Rondônia).


 A solenidade de abertura ocorreu durante a manhã com a presença de autoridades brasileiras e bolivianas. Após os discursos a mesa foi desfeita e os eixos temáticos foram debatidos.

 Controle Fronteiriço como temas de segurança pública onde o combate ao contrabando e tráfico de drogas e armas na fronteira foram abordados e dentre outros. Temas aduaneiros também foram analisados. O Comércio Bilateral foram discutidos como contato e intercâmbio de informação entre empresas bolivianas e brasileiras; esclarecimentos sobre procedimentos de importação/exportação. Os temas ambientais também foram ressaltados durante a reunião. O III eixo temático abordou a Infraestrutura como a construção da ponte binacional sobre o Rio Mamoré, a internacionalização do aeroporto Governador Jorge Teixeira. Por volta de 18h as equipes deram por encerradas discussões. 

A deputada federal Marinha Raupp destacou a garantia da construção de novo Porto Oficial para o município de Guajará-Mirim, realizada pelo ministro dos Transportes, Portos e Aviação Civil, Maurício Quintella, que esteve na última semana em Guajará-Mirim.
Para o governador Confúcio Moura, a implantação do trabalho de assistência social e saúde que o Barco Hospital Walter Bartholo leva para os moradores das regiões ribeirinhas as margens dos rios em territórios brasileiro e boliviano, é o marco de um trabalho conjunto já que ambos os Governos de Rondônia e Beni em parceria mantém equipes de profissionais.
Fonte: O MAMORÉ.






Siga no Google News

Postar um comentário

0Comentários

Postar um comentário (0)

#buttons=(Ok, estou ciente!) #days=(20)

Nosso site usa cookies para melhorar a experiência de navegaçãoSaiba Mais
Ok, Go it!