Com as presenças do prefeito interino Serginho Bouez (PSB) e do secretário municipal de Saúde, vereador licenciado Adanildson Sicsu Gomes, a Secretaria Municipal de Saúde (SEMSAU), por meio do Núcleo de Vigilância Epidemiológica e Ambiental (NUVEPA), iniciou nesta quarta-feira, 11, as ações e estratégias a serem desenvolvidas para o combate dos vetores transmissões do Aedes Aegypti e Anopheles, causadores das doenças dengue, febre chikungunya, zika vírus e malária.
O mutirão começou pelo bairro Jardim das Esmeraldas e vai cobrir toda a área física da cidade, atingindo posteriormente as áreas rural e ribeirinha, além dos Distritos.
De acordo com o secretário de Saúde, haverá distribuição de panfletos educativos, sacolas plásticas para coleta de lixo doméstico, orientações técnicas, vistoria nas residências com eliminação ou tratamento dos possíveis focos de Aedes Aegypti e Anopheles.
Cartazes educativos serão colados em pontos estratégicos como no Porto Oficial, Comércio, Rodoviária Municipal, Postos e Centros de Saúde, Escolas, Associações, Empresas Privadas, Setores Estaduais e Federais, realização de pit stop em vários pontos da cidade.
“Todas as ações de responsabilidade do município começaram a ser desenvolvidas por nossa equipe de técnicos visando a prevenção e combate desse mosquito assustador. E a determinação do prefeito Serginho Bouez é que esse trabalho seja intensificado e desenvolvido inclusive nas áreas rural e ribeirinha do município”, disse Sicsú.
Fonte: Assessoria de Comunicação Social da PMGM
Fotos: Alan Erik