É corriqueiro nas mídias sociais, lermos vez ou outra, sobre um guajaramirense que alcançou sucesso em outras paragens, seja um emprego ou cargo de destaque, seja uma graduação ou pós-graduação em alguma universidade de prestígio.
O autodidata Iomar Farel, 53 anos, natural de Guajará-Mirim, técnico em eletrônica, morando na cidade de Manaus há 15 anos, conseguiu patentear junto ao Instituto Nacional de Patentes Industriais (INPI), uma inovação em dispositivos elétricos que otimiza a autonomia e eficiência de motores movidos a energia elétrica.
Já devidamente testado, este protótipo economiza em 25% a energia em comparação aos dispositivos semelhantes convencionais. Vale salientar que a inovação, atualmente em fase de divulgação, pode ser adaptada para usos diversos, desde uma bicicleta, passando por veículos automotores, náuticos, máquinas pesadas e na geração de energia em indústrias e áreas agropecuárias.
O fascínio pelas inovações da ciência e da tecnologia sempre fascinou Iomar Farel desde a mais tenra infância. Em sua adolescência era chamado pelos amigos e colegas por “Professor Pardal” por conta de seu constante interesse pela física e mecânica.
Considerando que esta publicação não é de caráter técnico, e sim, informativo, aos interessados em detalhes, o site O Mamoré disponibiliza abaixo informações para contato com o autor do invento.
Fonte: O MAMORÉ
Guajaramirense emplaca invento no registro de patentes
O fascínio pelas inovações da ciência e da tecnologia sempre fascinou Iomar Farel desde a mais tenra infância.
Compartilhe no WhatsApp
Por -
fevereiro 01, 2018
0