O deputado informou que o secretário adjunto Nélio de Souza confirmou o repasse do Governo do Estado para os municípios para a criação de leitos de acordo com o levantamento feito pelo Conselho de Secretarias Municipais de Saúde (Cosems) que deverão ser implantados até a segunda quinzena de setembro. Com isso, o Estado passará a contar com 58 leitos de UTI para atender à pacientes do interior.
Cirurgias eletivas
Dr. Neidson também destacou que as cirurgias eletivas e os atendimentos especializados deverão ser retomados no inicio de setembro, evitando que os pacientes precisem se deslocar até a capital para receberem atendimento no hospital João Paulo II. “Com isso, acredito que a população vai ficar bem atendida, vai ser um retorno gradual, mas a população vem sofrendo muito com essa pandemia porque temos muitos pacientes aguardando cirurgia”, ressaltou o deputado.
O parlamentar também reforçou a proposta de descentralização dos atendimentos especializados para que a população possa ser atendida regionalmente, sem depender apenas de especialistas em Porto Velho. “Propomos que eles possam fazer um levantamento, como foi feito esse levantamento das UTIs, dos especialistas que tem em cada município para que o estado possa contratualizar com os municípios e realizarem o atendimento na sua localidade, economizando gastos com transporte”, destacou Dr. Neidson.
Hospital Regional
O deputado informou ainda que apresentou ao secretário a situação do Hospital Regional de Guajará-Mirim, que está em construção desde 2013 e ainda não foi concluído. De acordo com o secretário, já foi apresentada uma planilha com a previsão de gastos para realização da obra à Caixa Econômica Federal e assim que for aprovada, as obras serão licitadas para serem retomadas.
O deputado finalizou sua fala parabenizando a atuação do Cosems no levantamento das necessidades dos municípios e à Sesau, por trabalhar para dar uma resposta rápida ao problema.
Texto: Ana Carolina Custódio-ALE/RO
Foto: Marcos Figueira-ALE/RO
source http://www.drneidson.com.br/2020/08/dr-neidson-relata-acoes-da-sesau-para.html