De acordo com informações da professora Elivanda Medeiros, diretora da escola, o PSE é um programa que tem a finalidade de examinar clinicamente alunos ainda crianças para detectar, na acao de hoje, eventuais problemas de tracoma para posterior comunicado e investigações junto aos pais para definição da origem da patologia e iniciar as medidas de tratamento junto ao Posto Médico da área onde fica localizada a escola.
Ainda de acordo com a diretora Elivanda Medeiros, a equipe de hoje foi formada pelas técnicas Margarida Capeletti, Suzane Hercílio Assis Estrada e Sulamita Alves da Silva, todas da AGEVISA, de Porto Velho, e Maria Eunice Napoleão e Edilane de Lima Monteiro, que são de Guajará-Mirim, sendo esta última a coordenadora de programas do municipio de Guajará-Mirim.
A diretora do Irmã Hilda disse ainda que todos os anos é feito esse tipo de trabalho, mas em que em virtude da pandemia, há dois anos não era realizado.
A prefeita Raissa Bento (MDB), que apoia a ação, entende que a educação é um instrumento de transformação e mudança de um povo, e que educar ultrapassa o simples ensinar, a mera transmissão de conhecimentos. Educar transcende o simples ensinar.
Fonte: Coordenadoria de ComunicaçãoSocial da PMGM