Neste fim de semana os holofotes estão voltados para o município de Guajará-Mirim onde acontecerá a 18ª edição do Bike Trilha Ecotur. A realização é do 2º Subgrupamento de Bombeiros Militar de Guajará-Mirim, em parceria com O Comando Geral do Corpo de Bombeiros do Estado de Rondônia.
Realizada no seu último ano, em 2019, contou com a participação de aproximadamente 7 mil pessoas, por conta da pandemia da Covid-19 nos anos de 2021 e 2022 não foi realizado o evento.
De acordo com o Comando do 2º Subgrupamento de Bombeiros Militar de Guajará-Mirim o evento tem o objetivo de incentivar a prática do esporte através do ciclismo, de conscientizar a importância da preservação da fauna e da flora local, assim como valorizar o patrimônio histórico e ambiental de Guajará-Mirim, ainda de proporcionar educação voltada para o trânsito aos participantes e arrecadar alimentos não perecíveis com as inscrições na Bike Trilha Ecotur, para serem distribuídos a comunidade carente.
INSCRIÇÕES
No ato da inscrição o participante doa 2 kg de alimentos não perecível. As inscrições estão abertas desde meados de junho e seguem abertas até o sábado, 17. A inscrição habilita o participante a receber uma camiseta padronizada com a logomarca do evento e uma senha para participação no sorteio de brindes no final do passeio. O passeio ciclístico está previsto para largar às 8h de domingo 18, em frente ao prédio do quartel do Corpo de Bombeiros.
São parceiros do XVIII Bike Trilha Ecotur: Ciclo Cairu, 6º Batalhão de Infantaria de Selva, Polícia Militar, Polícia Ambiental, Prefeitura de Guajará-Mirim, 1ª Circunscrição Regional de Trânsito - Ciretran, Coordenadoria. Municipal de Trânsito – COMTRAN, Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental - SEDAM, Secretaria Municipal de Meio Ambiente - SEMMA, Universidade Federal de Rondônia - UNIR, diversas empresas locais e equipes mecânicas de apoio compostas por várias oficinas situadas no município
HISTÓRIA
A Bike Trilha iniciou com objetivo de proporcionar um passeio turístico e uma atividade esportiva, quando quatro bombeiros encabeçavam a atividade, no ano de 2003. Os militares na época eram: Sargento PM Paz, Cabo BM Bragado, hoje é comandante do Subgrupamento, Cabo BM Júnior e BM Medeiros.