Ele frisou que cobrou também que o benefício seja levado aos estudantes de Guajará-Mirim e Nova Mamoré. Segundo ele, trata-se de uma região que precisa muito de apoio. Acrescentou que mais vagas foram solicitadas também para as escolas técnicas federais existentes em Rondônia. A meta, segundo ele, é prestigiar as camadas sociais de menor poder aquisitivo, que não dispõem de orçamento para bancar os cursos, principalmente os superiores. Em aparte, o deputado Cássio Gois (PSD) parabenizou o empenho de Alan Queiroz na questão e elogiou também a Unir, que, conforme falou, tem cursos de direito de ótima qualidade, principalmente em Cacoal, onde se formou na área.
O orador anunciou ainda um projeto-piloto para construção de uma moderna ponte no bairro Costa e Silva, já confirmado pela empresa responsável pela obra. Ele adiantou que a intenção da companhia é de apresentação do serviço, ou seja, com custo zero para o governo estadual e prefeitura. Alan Queiroz disse que o projeto vai desafogar o trânsito na região e dar mais qualidade de vida aos moradores, que hoje enfrentam vias congestionadas e têm extrema dificuldades nos deslocamentos para outros setores da cidade. Ele afirmou que vai, o mais urgente possível, em busca de apoio para viabilização do serviço na secretaria de Obras e no Poder Judiciário para que tudo funcione dentro dos trâmites legais.
Pescado e carne bovina
O deputado comentou sobre a alta qualidade de produção da carne bovina e do pescado rondonienses. Enalteceu a recente premiação do tambaqui em concurso nos Estados Unidos, ao informar que protocolou nesta quarta-feira, na comissão de Indústria e Comércio, a importância de se buscar os canais competentes para que o peixe local possa ser inserido na merenda escolar de localidades também fora de Rondônia. Muitas escolas de outros estados, utilizam peixes provenientes do Vietnã na merenda.
"Por que não usar o tambaqui?" - indaga ele. "O tambaqui é mais gostoso, mais acessível e vai gerar mais renda para o próprio país", analisou. Sobre a carne vermelha, entende que o sabor diferenciado vem das pastagens verdes e do pouco uso de ração e conservantes. Alan lembrou que Rondônia está em missão na China, justamente falando sobre essas qualidades, "principalmente abordando esse trabalho dos pequenos produtores que giram a economia local."
O parlamentar pontuou, no entanto, que esses mesmos produtores enfrentam momentos difíceis com o preço do bezerro em baixa. Bem abaixo, conforme comparou, do valor do ano passado. "Mas essas tratativas são vistas pelos agricultores de forma esperançosa por dias melhores," observou ele.
Fonte: Secom-ALE