A Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Irmã Maria Celeste – Cívico Militar, localizada no município de Guajará-Mirim, completou seus 40 anos de fundação no dia 8 de abril. A data foi comemorada com programação escolar desenvolvida durante a semana, e culminando com evento, reunindo autoridades locais e a comunidade escolar.
Na quadra coberta da Escola foi realizada a solenidade em homenagem à data, com direito a bolo e parabéns, com a participação da Banda de Música do 6º Batalhão de Infantaria de Selva. Estiveram presentes ao evento: secretário Executivo Regional da Casa Civil de Guajará-Mirim e Nova Mamoré, Flávio Derzete da Mota; representando a Coordenadoria Regional de Ensino – CRE, professora Roseane Oliveira de Souza e o comandante do 6º BIS, tenente coronel Flávio Henrique Magalhães Valle.
HOMENAGEM
Servidora aposentada Maria Emília, durante homenagem |
Uma das antigas servidoras que trabalhou na unidade escolar por 40 anos e já está aposentada, foi homenageada. Maria Emília da Silva bastante emocionada pela homenagem, usou a palavra gratidão. “Vejo com muito carinho essa homenagem. Eu amava vir trabalhar, parte da minha vida está aqui nesta Escola. Acredito que fui muito amada nesses anos”, ressaltou.
De aluna a diretora na Escola Irmã Maria Celeste, a professora Elisabethe Soares de Lima Bernardino, contou sua trajetória escolar e profissional, destacando o orgulho de estar contribuindo com a história da unidade escolar. “Uma emoção muito grande, a escola faz parte da minha vida. Eu vivi enquanto aluna, desde os nove anos de idade; terminei meus estudos, depois retornei à escola como vice-diretora em 2015 e logo fui convidada a assumir a direção da escola no ano de 2016. De lá para cá muitas melhorias ocorreram, principalmente nos últimos quatro anos, com a valorização dos professores, investimentos no ensino e na qualidade, estrutura e condições de trabalho. Hoje só temos a comemorar!”, disse.
SOBRE A ESCOLA
Hoje a escola possui 1.050 alunos matriculados |
A Escola Irmã Maria Celeste Cívico-Militar tem fila de espera para vagas de novos alunos. Funciona com ensino Fundamental II – 6º ao 9º ano, e Ensino Médio Regular – 1ª a 3ª Série. Possui 1.050 alunos matriculados, distribuídos nos turnos matutino e vespertino, do Ensino Fundamental e Médio com Mediação Tecnológica. Dentre esses, 59 alunos estudam na extensão localizada na Comunidade do Ramal Cachoeirinha, na Escola Teófilo Limão, Zona Rural do município de Guajará-Mirim.
HISTÓRIA
A Escola recebeu o nome em homenagem a uma das grandes educadoras do município, a saudosa freira “Irmã Maria Celeste”, descendente da família Bittencourt que, nasceu no dia 15 de agosto de 1904 em Lorena, São Paulo. Em 1946, chegou a Guajará-Mirim para dedicar-se ao trabalho missionário desta região. Seu amor pelas crianças fez com que fundasse o Jardim de Infância “São José”, sendo a primeira Pré-Escola do município, e dedicando-se 25 anos em prol das crianças carentes. Em 8 de abril de 1983, uma data histórica para o município de Guajará-Mirim, foi inaugurada a unidade educacional.
Fonte: Secom/RO