RAIMUNDO BARROSO: Projeto de Lei prevê obrigatoriedade de equipamentos de segurança em todas as escolas de Guajará-Mirim

Compartilhe no WhatsApp
O Mamoré
Por -
0

Preocupado com as tragédias ocorridas em escolas do pais o vereador Raimundo Barroso (Republicanos) protocolou, nesta quarta-feira (13), dois Projetos de Leis que prevê a obrigatoriedade de instalação de equipamentos de segurança em todas as escolas das redes municipal e particular de ensino. Além de muros ou grades com altura mínima de 2,5 metros, a proposta aponta para a obrigatoriedade de instalação de interfones nas entradas principais e detectores de metais além de um dispositivo eletrônico denominado “Botão do Pânico”. 

“O tema tem sido umas das pautas mais debatidas em todo o Brasil, devido aos frequentes ataques nas escolas, é preocupante e requer soluções urgentes em nosso município de Guajará-Mirim como forma de prevenção”, relatou Raimundo Barroso. 


“Fica estabelecida a obrigatoriedade de instalação de equipamentos fixos de detectores de metais, em caráter permanente, podendo ser no sistema de porta giratória, semigiratória ou cabine de segurança, bem como câmeras de segurança nas entradas de acesso às unidades escolares da rede municipal de ensino de Guajará-Mirim/RO, bem como nas instituições privadas de ensino. E, ainda, a instalação de interfones nas suas entradas principais, bem como a instalação, construção ou manutenção de vedação física permanente, do tipo gradeamento ou muro, com altura não inferior a 2,5 metros no entorno dos estabelecimentos de ensino”, diz o projeto, que foi assinado pelo vice-presidente da Câmara, Raimundo Barroso.


Além disso, será obrigatório, com a aprovação do projeto, que todas as escolas fechem suas entradas nos horários de aula. Outras pessoas só poderão entrar no local depois de contato por interfone com a direção, professores ou funcionário designado. Ainda, segundo a proposta, as unidades escolares situadas em áreas que registram alto índice de violência terão prioridade na implantação dos equipamentos.


“A proposta surge em um momento em que há cada vez mais casos envolvendo a entrada de armas de fogo ou armas brancas em escolas. E não é por conta que em nosso município de Guajará-Mirim não tenha ocorrido alguma tragédia desse tipo que não devemos já criar mecanismo de prevenção em prol da vida das crianças; jovens; servidores e pais” disse Raimundo Barroso, autor das preposições.


Em outro Projeto de Lei 10/2023, segundo a proposta prevê um dispositivo denominado “Botão do Pânico” que permitirá uma ação rápida das forças de segurança, que será acionada imediatamente para o socorro à escola onde ocorra a violência, podendo interceptar as ações criminosas em andamento.


O dispositivo deverá ser utilizado pelos membros da diretoria, ou por quem for designado para essa responsabilidade, na respectiva unidade escolar.


Por fim, Raimundo também através Projeto a contração urgente de autorizado a contratar, em regime de urgência, profissionais de segurança armada especializados para todas as unidades educacionais da rede pública municipal de educação. Unificando e fortalecendo os mecanismos de segurança nas escolas, contudo, um outro parlamentar apresentou a proposta que contará com a sua aprovação em plenário e comissão de Justiça e Redação.  


As proposituras protocoladas pelo vereador, serão debatidas na próxima sessão da Câmara Municipal de Guajará-Mirim/RO e o parlamentar espera contar com o apoio dos nobres vereadores, e se aprovadas, principalmente da Prefeitura e suas Secretárias em prol da segurança das crianças; jovens; servidores e pais.

Fonte: Assessoria

Siga no Google News

Postar um comentário

0Comentários

Postar um comentário (0)

#buttons=(Ok, estou ciente!) #days=(20)

Nosso site usa cookies para melhorar a experiência de navegaçãoSaiba Mais
Ok, Go it!