A 12ª sessão ordinária da 14ª Legislatura da Câmara de Vereadores de Guajará-Mirim realizada nesta segunda-feira, 22, foi votada pela cassação do vereador Rivan Eguez, conforme apuração da comissão de ética após a instrução processual. O vereador é apontado de praticar calúnia, difamação, infringir a ética e o decoro parlamentar da Casa de Leis, com dez votos sim pela cassação o edil foi afastado de suas funções parlamentares pela maioria.
A denúncia foi realizada pelo presidente da Câmara, João Vanderlei de Melo apontou que o vereador após uma de entrevista em rádio de rede estadual, dia 28 de fevereiro de 2023, onde o edil disse que recebeu a informação que em tempo de votação de projetos importantes naquela Casa de Leis circularia dinheiro, afirmando que se houvesse uma operação no dia de votação iriam apreender de R$ 15 a R$ 30 mil reais, para o presidente a fala do edil deu a entender que todos os edis estavam envolvidos e solicitou a criação de uma comissão de inquérito para apurar. (Veja matéria na íntegra: https://www.omamore.com/2023/03/vereador-rivan-eguez-e-afastado-do.html)
PUBLICIDADE
Um grande público participou da sessão que iniciou às 16h e encerrou próximo às 22h, o vereador Raimundo Barroso conduziu a sessão. O vereador Rivan Eguez e sua defesa tiveram duas horas para apresentar provas em seu favor. Durante seu discurso Eguez fez novas denúncias, sendo cobrado para apresentar provas.
O suplente do vereador João Vanderlei, o denunciante, não poderia votar conforme o regimento interno, sendo convocado pela manhã de segunda-feira o suplente Tanous Melhem Bouchabki Neto.
Votação ficou assim pela cassação:
Adanilson Sicsú
Aleandre Melo
Alexandro Santos
Augustinho Figueiredo
Carlos Alberto
Francisco Oro Waram
Kerling Aparecido Moreira
Raimundo Barroso
Romerito Pereira
Wem Cacami Cao Orowaje
Votação pela não cassação:
Elias Crispim
Rivan Eguez
Tanous Melhem Bouchabki Neto (Tani)
O vereador William Souza Chaves, suplente de Rivan assumiu o cargo desde o dia 1º de março de 2023, durante a sessão desta segunda-feira, Rivan retornou ao cargo. Com a cassação do vereador, William deve retornar ao cargo.
Fonte: O MAMORÉ
UNOPAR OFERECE:
PUBLICIDADE
Segundo o diretor-geral substituto do D
UNOPAR OFERECE: