Pensando nisso, a deputada estadual Dra. Taissa Sousa (PSC) registrou uma série de iniciativas que buscaram divulgar a campanha Junho Vermelho que busca mobilizar a sociedade brasileira para a doação de sangue.
CONTINUAÇÃO APÓS PUBLICIDADE
Nos últimos dias, a parlamentar mobilizou integrantes do seu gabinete a realizarem doações na Fhemeron de Porto Velho. A deputada também liderou um pit stop educativo para conscientizar motoristas, principalmente acerca da continuidade das doações ao longo do ano.
“Doar sangue é um ato de solidariedade que pode salvar vidas e a melhor forma de incentivar esse gesto é mostrar proatividade e também ser um doador. Mas o que muita gente esquece é que esse tipo de atitude precisa ser um compromisso contínuo e não somente em meses alusivos ou campanhas, pois a grande dificuldade da Fhemeron hoje é justamente fidelizar doadores”, lembra a deputada.
A parlamentar também foi a autora de uma proposta que busca incentivar a doação de sangue dentro dos órgãos públicos no estado.
Atualmente, em Rondônia, as doações feitas na Fundação de Hematologia e Hemoterapia do Estado de Rondônia (Fhemeron) atendem a casos de urgências, emergências, cirurgias eletivas e até pacientes em tratamento de radioterapia e quimioterapia.
PROCESSO DE DOAÇÃO É RÁPIDO E SEGURO
A doação consiste na retirada de aproximadamente 450ml de sangue e demora, em média, 45 minutos da triagem à coleta. O candidato preenche uma ficha de doador e fica cadastrado no banco. A meta é tornar todos os doadores fidelizados.
No local, o doador é submetido a um check-up médico para constatar a habilidade clínica de doação. A doação utiliza agulha descartável sem nenhum risco de contrair doença infecciosa. Após o processo, o tempo de descanso é de 10 minutos sucedido de um lanche leve fornecido gratuitamente pela Fhemeron.
Interessados podem comparecer ao Hemocentro mais próximo do seu município.
Fonte: Assessoria