Proposta visa garantir a preservação do Rio Laje e seu ecossistema como ente especialmente protegido
|
Rio Laje |
A Câmara Municipal de Guajará-Mirim aprovou o Projeto de Lei nº 007/2023, de autoria do vereador Francisco Oro Waran, que reconhece os direitos do Rio Laje – Komi Memen e estabelece medidas para sua proteção e preservação. O projeto busca garantir a segurança alimentar das comunidades indígenas da Terra Indígena Igarapé Laje, além de preservar a biodiversidade e a integridade do ecossistema local.
CONTINUAÇÃO DEPOIS DA PUBLICIDADE
O Rio Laje, que é a principal fonte de segurança alimentar dos povos indígenas da região, também desempenha um papel fundamental na segurança hídrica e alimentar de outras espécies e comunidades humanas. Sua desembocadura no rio Madeira, acima da Cachoeira do Ribeirão, já causou inundações que resultaram na perda de biodiversidade e terras produtivas. Além disso, o nascimento do rio ocorre no Parque Estadual Guajará Mirim, uma área ameaçada por invasões de grileiros, desmatamento e avanço de monoculturas.
Com o reconhecimento dos direitos intrínsecos do Rio Laje, o projeto de lei visa proteger o ecossistema e fortalecer a ação secular dos povos indígenas, evitando a desertificação e a degradação da bacia do Rio Madeira. A proposta está alinhada com iniciativas globais que reconhecem a importância de respeitar e proteger a natureza, garantindo seus direitos intrínsecos e sua participação nos processos de tomada de decisão.
A Lei Orgânica do Município de Guajará-Mirim estabelece que o equilíbrio ecológico são inseparáveis da saúde, segurança e bem-estar da população. Portanto, o projeto de lei busca assegurar um meio ambiente ecologicamente equilibrado para todos os seres, humanos ou não, que habitam o território municipal. Além disso, o poder público será responsável por definir os espaços territoriais e seus componentes que devem ser especialmente protegidos, reconhecendo os direitos intrínsecos dessas áreas.
A fim de garantir a efetiva proteção do Rio Laje, o projeto de lei prevê a criação do Comitê Guardião, que atuará como representação pública do rio e dos seres inter-relacionados, incluindo a comunidade indígena Igarapé Laje, pescadores, mulheres artesãs indígenas e representantes da Universidade Federal de Rondônia. O Comitê Guardião será responsável por ações de proteção e pela apresentação de relatórios periódicos sobre o estado do rio e as ações estratégicas para a garantia dos direitos reconhecidos pela lei.
A regulamentação da lei ficará a cargo do Poder Executivo, que terá o prazo de 90 dias para sua implementação após a publicação. Com essa iniciativa, Guajará-Mirim busca fortalecer a proteção ambiental e promover a sustentabilidade, preservando o Rio Laje e seu ecossistema para as presentes e futuras gerações.
Fonte: Diário da Amazônia
PUBLICIDADE
UNOPAR OFERECE:
Na UNOPAR é o lugar certo para concluir seu estudos.
Fale conosco no WhatsApp (69) 3541-5375, repetindo (69) 3541-5375 e
#boraprafacul.
AULA DE NATAÇÃO INFANTIL DA ACQUA POWER É SÓ ALEGRIA
Se você está procurando uma atividade para seu filho(a) que seja divertida e ao mesmo tempo benéfica para o desenvolvimento físico e mental, a natação infantil é uma excelente opção.
Na ACQUA POWER você encontra aulas especialmente desenvolvidas para seu filho(a), com instrutores altamente qualificados e que possuem experiência no ensino de natação infantil, garantindo um ambiente seguro e acolhedor para o seu pequeno, acompanhado dos pais.
Além de proporcionar momentos de diversão e interação com outras crianças, a natação infantil ajuda no desenvolvimento motor e cognitivo do seu filho.
📲Whatsapp: (69)98111-7049
📍Av. José Bonifácio, 424 - Serraria.