Na última semana o Ministério dos Transportes divulgou um aviso de licitação publicado no Diário Oficial da União para a contratação de uma empresa responsável pela construção de uma ponte binacional que ligará o Brasil à Bolívia.
Do lado brasileiro, a ponte será construída na cidade de Guajará-Mirim, com destino final em Guayaramerin, Bolívia. Essa localização é estratégica para ambos os países, pois conectará Rondônia aos maiores centros populacionais do país vizinho, conforme destacou a Deputada Estadual Dra. Taissa Sousa em seu discurso na Assembleia Plurinacional da Bolívia, que ocorreu em junho.
"Esses dois municípios possuem a melhor localização para a construção dessa ponte. Guajará-Mirim terá um grande crescimento com essa estrutura, pois estaremos ligados a um mercado consumidor de cerca de 5 milhões de pessoas. Além disso, a ponte será um ponto avançado para o acesso ao Oceano Pacífico e ao mercado asiático", afirmou a Deputada.
Conforme informações do portal da Câmara dos Deputados, a licitação está prevista para ocorrer já em 2024, sendo necessária antes a adequação de um projeto que havia sido elaborado em 2014, o qual conectará os dois países separados pelo rio Mamoré.
Essa pauta é uma luta da Deputada Dra. Taissa Sousa, que defende a valorização da região e a construção dessa ponte como um caminho para a exportação de produtos não apenas da região Norte, mas também do Centro-Oeste e Sudeste para a Bolívia, Peru e Chile, que são grandes importadores de produtos brasileiros.
A Deputada já participou de diversas reuniões com os Ministérios da Infraestrutura e dos Transportes, além de encontros com embaixadas, buscando garantir que a construção dessa ponte saia do papel e seja de fato uma obra que beneficiará o país e, principalmente, o estado de Rondônia.
Fonte: Assessoria
CONTINUA APÓS PUBLICIDADE
Segundo o diretor-geral substituto do D
UNOPAR OFERECE: