O Festival Folclórico da Pérola do Mamoré, popularmente conhecido como Duelo da Fronteira, retorna ao calendário cultural rondoniense após sete anos sem realização presencial. Após anunciar a destinação do recurso de R$ 100 mil à Associação Cultural Waraji, o deputado estadual Alan Queiroz intensificou o seu respaldo à retomada de tradicionais festivais folclóricos em Rondônia. Desta vez, Guajará-Mirim foi contemplada com o retorno do evento que representa a cultura e o cotidiano da cidade.
Esta alocação tem como objetivo promover o desenvolvimento e preservação cultural no município, além de contribuir para o turismo local. Segundo o deputado Alan Queiroz, há uma enorme expectativa para a retomada do festival. “O retorno do Duelo da Fronteira é de suma importância para o município de Guajará-Mirim. Temos bastante expectativa com esta retomada, pois estamos preservando a cultura e impulsionando a economia do estado”, enfatizou.
CONTINUA APÓS PUBLICIDADE
Criado em 1995, o Duelo da Fronteira não era realizado presencialmente desde 2016. Sua última edição ocorreu de forma digital, em 2021. Neste ano, o evento volta a receber a disputa entre Flor do Campo e Malhadinho, entre os dias 13 e 15 de outubro.
Por fim, as ações realizadas pelo deputado evidenciam o seu comprometimento com a retomada de eventos culturais para a população rondoniense. O parlamentar tem como objetivo o empenho na promoção do crescimento socioeconômico, histórico e cultural do estado de Rondônia.