Aconteceu nos dias 25 e 26 deste mês a terceira campanha de doação de sangue na cidade de Guajará-Mirim promovida pela Fundação de Hematologia e Hemoterapia de Rondônia – Fhemeron, que resultou na coleta de 110 bolsas de sangue.
Preocupada com o baixo estoque de sangue para atendimento da população, em maio deste ano a deputada Dra Taíssa Sousa indicou que fossem realizadas campanhas de conscientização sobre a importância da doação de sangue.
A deputada também indicou que seja construída a estrutura física do banco de sangue em Guajará-Mirim para que a aqueles que queiram doar, não precisem se deslocar até a cidade de Porto Velho, desta forma há maior possibilidade de aumento do estoque de sangue na região. Indicação está que teve retorno positivo do Governo do Estado que está em fase de preparativo para a implementação do banco de sangue.
Sem a estrutura física, a Fhemeron tem realizado campanhas itinerantes, como a que aconteceu no último final de semana, onde 140 pessoas foram atendidas e 110 bolsas de sangue foram coletadas tendo também a participação de igrejas e do Exército na ação.
CONTINUA APÓS PUBLICIDADE
"Doar sangue é salvar vidas e temos visto a necessidade de ampliação das campanhas de doação pois tem sido rotineira a falta de tipos sanguíneos como o O Negativo. Muitas vidas ficam em risco quando há uma baixa quantia de sangue para transfusão. Quero parabenizar a Fhemeron por essa ação em Guajará-Mirim e principalmente, cada uma das pessoas que colaborou, elas podem ter convicção que estão salvando alguém”, disse a deputada.
De acordo com a Fundação, a próxima campanha está prevista para acontecer em Dezembro, e todos que estão dentro de alguns requisitos podem estar doando.
Podem doar sangue pessoas que estão em boas condições de saúde, ter descansado por pelo menos 6 horas nas últimas 24hrs, ter entre 16 e 69 anos, sendo que menores de idade devem estar acompanhados de um responsável, peso mínimo de 50 quilos. Homens podem doar até quatro vezes por ano com intervalo de 60 dias e mulheres até vezes por ano com intervalo de 90 dias.