Por Fábio Marques
Os reclamos são unânimes. A Saúde de Guajará-Mirim está ficando a cada dia mais doente. De acordo com as notícias que tem chegado, não tem nada no Hospital Regional. Não tem esparadrapos, gazes, os colchões estão todos rasgados, não tem lençóis, não tem incentivos aos médicos e enfermeiros. A situação é aguda e perversa.
##########
As pessoas estão morrendo sem receber a devida atenção que lhes garantem a Constituição. Estão morrendo porque o sistema de Saúde também está morrendo. A começar pelos leitos do hospital que não possuem a menor condição de atender seus pacientes, não há remédios e nem aparelhos de equipagem. A situação é de dor e miséria. E a tendência é que esta tragédia aumente ainda mais.
##########
CONTINUAÇÃO DEPOIS DA PUBLICIDADE
É preciso que a Prefeitura e a Secretaria de Saúde efetuem medidas que, caso não se resolva no seu todo a tragédia, ao menos minorem o sofrimento e contribuam para uma melhor qualidade na atenção da Saúde Pública.
##########
A Saúde de nossa cidade encontra-se em estado terminal. As reformas das escolas e do Mercado Municipal estão paradas. Com o pensamento voltado para os problemas da cidade, algumas pessoas já começam a trabalhar uma coalizão com o objetivo de resgatar o moral da cidade. Esta aliança parece estar disposta a mudar a história politica de Guajará-Mirim.
##########
Acuso no painel de noticias, matéria dizendo que o Governo do Estado deverá terminar a construção do novo Hospital Regional de Guajará-Mirim. Com a assinatura da ordem de serviço lançada no início de 2013 pelo então chefia geral de Rondônia, Confúcio Moura, a previsão de entrega desta construção estava marcada para meados de 2014. Dez anos se passaram e hoje este monstrengo de cimento e concreto se encontra ao Deus-dará.
##########
Em meados de 2015, a pedido do ex-deputado Neidson Soares, efetuei uma vistoria no complexo para fins de matéria noticiosa e conversei com o responsável pela rolagem da construção, o arquiteto Germano Bello. Na ocasião perguntei quantos funcionários atuavam nos trabalhos da construção. Respondeu que além dele, havia apenas dois vigias. Compreendi de imediato que os serviços estavam parados, embora com 80 por cento já conclusos. Estava quase tudo no gatilho para que se cortasse a tesoura para a entrega do centro médico. Instalação elétrica, rede de esgotos, dutos de ar condicionado, calhas e eletrocalhas, esquadrias, marcação de pontos para colocação de tomadas e até uma subestação de água. Faltavam apenas coisas mínimas como pisos, azulejos, vidros, portas e paredes de gesso. Mas que havia material no encosto. Espera-se agora que o Governo do Estado atenda a precisão urgente deste aparato hospitalar para a atenção da saúde da população guajaramirense.
##########
A poesia explica: Hoje começo a compreender que meu amor por você é o tipo de amor que foi feito apenas para ser sonhado, mas nunca para ser vivido. Fantasio demais, romanceio demais. Ao contrário, você parece estar sempre segura de si. Vou continuar te amando em meus sonhos abstratos, muito embora sonhos concretos no fundo do meu coração. Para você professorinha de Médici.
*O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Mamoré não tem responsabilidade legal pela "opinião", que é exclusiva do autor.
UNOPAR OFERECE:
Fale conosco no WhatsApp (69) 3541-5375, repetindo (69) 3541-5375 e #boraprafacul.
AULA DE NATAÇÃO INFANTIL DA ACQUA POWER É SÓ ALEGRIA
Se você está procurando uma atividade para seu filho(a) que seja divertida e ao mesmo tempo benéfica para o desenvolvimento físico e mental, a natação infantil é uma excelente opção.
Na ACQUA POWER você encontra aulas especialmente desenvolvidas para seu filho(a), com instrutores altamente qualificados e que possuem experiência no ensino de natação infantil, garantindo um ambiente seguro e acolhedor para o seu pequeno, acompanhado dos pais.
Além de proporcionar momentos de diversão e interação com outras crianças, a natação infantil ajuda no desenvolvimento motor e cognitivo do seu filho.
📲Whatsapp: (69)98111-7049
📍Av. José Bonifácio, 424 - Serraria.