O método convencional adotado inclui a aplicação controlada de quantidades reduzidas de calcário agrícola. Esse procedimento é crucial para elevar a alcalinidade da água e ajustar o potencial hidrogeniônico (pH) dos sedimentos nos tanques e viveiros de criação. Além disso, essa prática contribui para a diminuição das concentrações de carbono e fósforo solúvel na água, desempenhando um papel vital na higienização do leito dos tanques e viveiros utilizados no cultivo.
CONTINUA APÓS PUBLICIDADE
O parlamentar Alan Queiroz ressaltou a necessidade de fomentar uma agricultura saudável por meio do uso de calcário agrícola. "Assegurar a qualidade da água em nossos tanques e viveiros de peixes é fundamental para a sustentabilidade da aquicultura. A recomendação de aplicação de calcário agrícola representa um avanço significativo na preservação dos nossos recursos hídricos e na promoção da produção de alimentos saudáveis e abundantes", ressaltou.
A demanda foi apresentada pelo vereador Júnior Queiroz (Podemos), de Porto Velho, que destacou que o calcário é uma rocha sedimentar composta principalmente de carbonato de cálcio. Ele também destacou que a calagem, técnica que envolve a aplicação de calcário agrícola, desempenha papel crucial na correção da acidez, neutralização do alumínio (Al), fornecimento de cálcio (Ca) e magnésio (Mg) às culturas. Por fim, essa prática resulta em aumento significativo na produtividade, fornecimento de nutrientes e outras vantagens para a piscicultura.
Fonte: Assessoria parlamentar
UNOPAR OFERECE: