Agenda Cultural Religiosa em Porto Velho:
Quarta-feira, 29:
18h: Missa na Catedral dedicada à tradição do Divino, com as réplicas da Coroa.
Após a missa: Romaria até o Museu Palácio da Memória (Mero) para o lançamento do livro dos fotógrafos Ederson Lauri, Luis Brito e Marcela Bonfim.
Abertura de exposição fotográfica com imagens históricas da Romaria, apresentações culturais e distribuição gratuita de exemplares do livro. Entrada gratuita.
CONTINUA APÓS PUBLICIDADE
A romaria será agraciada com um almoço oferecido por um fiel na comunidade de São Sebastião, seguindo as tradições observadas no Vale do Guaporé durante os 50 dias de peregrinação por mais de 40 comunidades, entre Brasil e Bolívia.
PATRIMÔNIO CULTURAL E IMATERIAL
Com a finalidade de enaltecer o valor histórico, cultural e social do principal ritual festivo rondoniense, o Governo de Rondônia sancionou a Lei n° 5.252, de 11 de janeiro de 2022, que reconhece a Festa do Divino Espírito Santo, no Vale do Guaporé, como Patrimônio Cultural de Natureza Imaterial do Estado.
A celebração ao Divino Espírito Santo acontece há 130 anos em terras rondonienses. A Festa do Divino Espírito Santo de Rondônia é conhecida como única romaria aquática, percorre mais de 1360 km do Rio Guaporé e seus afluentes (Rio Paraguai, Rio São Miguel, Rio Branco) durante 50 dias, tanto nas margens direita quanto na esquerda, onde estão localizadas aldeias indígenas e comunidades boliviana.
Fonte: Assessoria SEJUCEL
UNOPAR OFERECE: