O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Guajará-Mirim, teve seu início do ano letivo marcado pela realização da Semana Pedagógica, seguida do acolhimento discente e recepção do projeto “Reitoria Presente”. As boas-vindas discentes para 2024 foram para os cursos integrados (Informática, Biotecnologia e EJA-Administração), subsequentes (Enfermagem e Análises Clínicas) e graduações (Licenciatura em Ciências Biológicas, Licenciatura em Química e Licenciatura em Ciências com Habilitação em Química ou Biologia).
A Semana Pedagógica ocorreu no Campus Guajará-Mirim entre os dias 1° a 6 de fevereiro. Diversas atividades foram realizadas, incluindo um momento denominado “Apresentação de Departamentos, Coordenações e Núcleos”, no qual os setores e seus respectivos integrantes foram apresentados, com o intuito principal de informar aos novos servidores sobre as coordenações/departamentos existentes e suas funções. Palestras foram realizadas, como “Educação Antirracista”, com Paulo Alberto dos Santos Vieira (Unemat); “IFRO Mobile: uso do aplicativo pelos/as docentes”, com Hedi Carlos Minim; “O Ensino Médio Integrado e a reforma no contexto dos Institutos Federais”, com Alessandro Eziquiel da Paixão (IFC), Adilson Cesar de Araujo (IFB) e Gedeli Ferrazzo (IFRO); “Compreendendo a Adolescência na Educação Profissional” e “Práticas Pedagógicas e contribuições para o Desenvolvimento Integral dos Estudantes”, com Jorge Washington de Amorim Junior.
Segundo a comissão organizadora do evento, representada pela servidora Luciana Ribeiro Tiburtino Aguiar, “a Semana Pedagógica 2024/1 buscou promover reflexões sobre a prática pedagógica dos professores. Principalmente com experiências a partir do ano letivo de 2023, o que precisamos melhorar? Foi o que embasou todo o encontro. Assim, buscamos refletir alguns aspectos, dentre eles: os vários setores que temos no campus e como são importantes nessa união com o ensino, a finalização do semestre com orientações do que precisamos melhorar. Além disso, a realização de uma oficina sobre as práticas pedagógicas para o desenvolvimento integral de nossos estudantes, ministrada pelo professor doutor Jorge Amorim, que contribuiu muito em nossa formação”.
A comissão de acolhimento discente, representada pela Professora Leidiana Batista, organizou uma programação recheada de atividades. Para ela, “o acolhimento no campus é uma necessidade. Conhecer, aproximar-se e acolher. Esses são os princípios básicos para que um aluno ingresse e permaneça na escola, sentindo-se seguro e apto para iniciar a aprendizagem e o convívio social com os colegas e servidores. Nesse sentido, a comissão contou com a participação de coordenadores dos cursos, docentes, alunos entre outros profissionais, com o objetivo de termos um primeiro dia de volta às aulas incrível. Em que os alunos e pais puderam conhecer o campus através de um tour institucional, participaram de dinâmicas em equipe, rodas de conversa, palestras sobre carreira profissional, conheceram alguns projetos desenvolvidos pelo campus”.
CONTINUA APÓS PUBLICIDADE
O acolhimento discente ocorreu no dia 07 de fevereiro, durante os três turnos. Nos períodos matutino e vespertino, a abertura ocorreu com uma fala de boas-vindas da Diretora-Geral do Campus Guajará-Mirim, Elaine Carvalho. Em seguida, a Diretora de Programas e Projetos de Extensão da Reitoria, Márcia Tesser, explicou o projeto “Reitoria Presente”, apresentou a equipe que estava desenvolvendo os trabalhos no campus, contou sobre a sua experiência na rede IFRO e sobre as oportunidades que a instituição oferta.
Logo depois, o Coordenador de Registros Acadêmicos (CRA), Valnei Oliveira, e a Coordenadora de Comunicação e Eventos (CCOM), Stefhany Melo, explicaram as atribuições dos setores e passaram alguns avisos. Por fim, a Diretora de Ensino (DE), Maria Enisia, realizou falas sobre a programação para o ano letivo, deu conselhos sobre o comportamento dentro e fora das salas de aula, e desejou um excelente ano para todos.
No período da noite, o Pró-Reitor de Desenvolvimento Institucional, Mauro Henrique Miranda de Alcântara, representou a Reitoria, realizando falas sobre os planos e projetos do IFRO em 2024, e explicando sobre os que serão realizados no Campus Guajará-Mirim, e sobre as oportunidades que gerarão para os estudantes. A visita de servidores no “Projeto Reitoria Presente” consiste na manutenção da aproximação com os campi por equipes compostas por pró-reitores e outros representantes da reitoria, para conversarem com servidores e estudantes, estreitando laços com a comunidade. Também fizeram parte da comitiva a Diretora de Administração (DADM), Nirce Vieira Loras; a Coordenadora de Patrimônio e Almoxarifado (CPALM), Wilka Alexandra de Lima Campos; a Diretora de Orçamento e Finanças (DOF), Rosiane Carvalho de Jesus; o Diretor de Planejamento (DPLAN), Gilberto Paulino da Silva; e o Assessor Especial da Reitoria, Artur Virgilio Simpson Martins.
Fonte: Assessoria
UNOPAR OFERECE: