RECA é uma organização social, produtiva e de base familiar comunitária |
A deputada estadual Dra. Taíssa (PSC) destinou uma emenda no valor de R$ 310 mil reais. A verba será direcionada para a aquisição de implementos agrícolas, especificamente uma peneira rotativa, que irá beneficiar diretamente a Associação do Projeto Reflorestamento Econômico Consorciado e Adensado (RECA), em Nova Califórnia.
A deputada enfatiza a importância de investir no desenvolvimento rural e na agricultura familiar, destacando o papel fundamental que esses setores desempenham na economia local e na geração de empregos. “Sinto gratidão em poder contribuir para o avanço da agricultura familiar em Rondônia, um setor que é o coração do desenvolvimento social e econômico de nosso estado. Mais de 70% da economia do estado vem através da agricultura e do agronegócio”, expressa a parlamentar.
CONTINUAÇÃO DEPOIS DA PUBLICIDADE
A peneira rotativa é uma ferramenta essencial para otimizar os processos de seleção e preparação de materiais agrícolas, contribuindo para aumentar a eficiência e a produtividade dos agricultores locais. A Associação do Projeto RECA agradeceu a iniciativa da deputada, destacando o impacto positivo que esse investimento terá na capacidade produtiva da comunidade e na qualidade de vida dos agricultores.
Projeto RECA
O projeto surgiu após conversa com os antigos povos da região, os seringueiros. Juntos buscavam alternativas que respeitassem o clima e a forma de vida dos povos locais. Com os conhecimentos juntos de organização e cooperação dos povos vindos de outros estados aos conhecimentos regionais sobre a floresta, iniciaram a elaboração de um projeto para a implantação de Sistemas Agroflorestais, os SAFs, com o uso de plantas nativas e bem conhecidas da região, que dão ricos frutos. O início dessa união foi o início, também, da organização social. Em 1989, foi oficialmente fundado o RECA (Reflorestamento Econômico Consorciado e Adensado).
Atualmente, o RECA é uma cooperativa formada por mais de 300 famílias de agricultores. Que expressam muito orgulho das origens e de cada uma das famílias de agricultores que cuidam dos SAFs. Atualmente são divididos em 10 grupos de cooperados na região e há grande capacidade de produção durante todo o ano.
Fonte: Assessoria parlamentar