A deputada estadual Dra. Taíssa (Podemos), solicita por meio de Ofício à Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico de Rondônia (Sedec), a disponibilização de relatórios de cursos disponíveis e acessíveis à comunidade surda através da Geração Emprego. Em resposta, a pasta responsável informou que não há turma exclusiva, porém, são procedimentos adotados de inclusão quando necessário.
CONTINUAÇÃO DEPOIS DA PUBLICIDADE
Ao longo do tempo, a Educação Especial e Inclusiva vem passando por grandes avanços e transformações, mas a comunidade surda ainda enfrenta diversas dificuldades. Preocupada com a inclusão de surdos em capacitações oferecidas pelo governo de Rondônia, a deputada solicita os cursos disponíveis para a comunidade. De acordo com a Sedec, “todo cidadão rondoniense a partir dos 16 anos que tenha interesse em se capacitar, pode se inscrever nos seletivos, e caso alguma turma tenha pessoa com deficiência, serão adotados os procedimentos necessários para promover a inclusão e acessibilidade ao conhecimento do curso escolhido”, relata o documento da pasta.
De acordo com o parlamentar, é de grande importância que cada vez mais a educação seja inclusiva em Rondônia. “O meu pedido visa não apenas traduzir, mas buscar, meios de ensino para que o aluno surdo possa ser favorecido por uma aprendizagem especificamente desenvolvida e, consequentemente, eficiente. Não somente estudantes com deficiência auditiva, mas todos que requerem uma maior atenção”, expressa a deputada.
Fonte: Assessoria parlamentar