A deputada estadual Dra. Taíssa (Podemos) recentemente invejou uma indicação parlamentar à Secretaria de Estado de Saúde, solicitando a reabertura da Fundação de Hematologia e Hemoterapia de Rondônia (Fhemeron), em Guajará-Mirim. De acordo com a pasta, há um estudo técnico para o restabelecimento do hemocentro no município, além de um procedimento licitatório para aquisição de equipamentos.
CONTINUAÇÃO DEPOIS DA PUBLICIDADE
As doações de sangue garantem o abastecimento dos estoques, a fim de dar suporte aos atendimentos diversos e protegidos das unidades de saúde. “É muito importante que seja restabelecido o atendimento no hemocentro de Guajará, principalmente porque nosso hospital regional já é uma realidade, e vamos precisar, para o serviço de atendimento nas demandas médicas, em cirurgias e emergências”, expressou o parlamentar.
De acordo com a Fhemeron, há um estudo técnico que está em fase interna de elaboração para a reabertura do hemocentro no município em questão. A pasta também informou que também está em andamento um procedimento licitatório referente à aquisição de equipamentos para reabertura. “Está sendo realizado um estudo sobre a disponibilização de servidores para possível reabertura, pois a fundação possui uma deficiência no quadro de funcionários”, informa a Sesau.
A doação de sangue é um gesto simples que pode salvar até quatro vidas, e com frequência o estoque em Rondônia se mantém baixo. A fundação realiza diversas campanhas para promover e mesmo com todas as adversidades consegue atender às demandas tanto da rede pública, do SUS, como da rede privada de saúde. Porém é de extrema importância a doação contínua e segura.
Fonte: Assessoria parlamentar