A equipe do ICMBio em Guajará-Mirim reforçou a sinalização da Reserva Extrativista - RESEX Barreiro das Antas em todo o trecho navegável do Rio Novo, principal rio no interior da Unidade de Conservação - UC.
Foram instaladas várias placas delimitando os pontos em que a UC faz limite com a Reserva Biológica – REBIO Traçadal e RESEX do Rio Pacaás Novos, ambas de competência estadual. Além disso, a equipe realizou a limpeza ao redor das placas que já se encontravam instaladas, retirando a vegetação que ofuscava a interpretação do conteúdo delas.
CONTINUA APÓS PUBLICIDADE
Aproximadamente 50 km de extensão foi abrangido pela sinalização, que corresponde ao trecho que é habitado por moradores tradicionais - extrativistas. Além de conter os logotipos oficiais da RESEX Barreiro das Antas e do ICMBio, o conteúdo das placas registra ainda algumas vedações com relação ao ingresso na área e a exploração de recursos ambientais, prevenindo assim o cometimento de ilícitos ambientais em seu interior.
A ação foi realizada durante a Operação Yapo, de fiscalização ambiental e contou com o apoio da Polícia Federal.
Texto: Thales Quintão, Analista Ambiental e Coordenador de Proteção Ambiental do ICMBio em Guajará-Mirim Fotos: Thales Quintão