Rondônia é o segundo estado do Brasil com o maior número de casos de Febre Oropouche em 2024. Este dado foi informado pelo Ministério da Saúde (MS), que já registrou mais de 1,7 mil notificações da doença no estado. A deputada estadual Dra. Taíssa Sousa (Podemos) protocolou uma indicação parlamentar no mês de maio solicitando a realização de palestras e campanhas nas escolas, faculdades, centros comunitários e secretarias sobre a febre, abordando o que é, e as maneiras de prevenção para a febre.
CONTINUAÇÃO DEPOIS DA PUBLICIDADE
“Já vejo movimentações para prevenção da doença em outros estados. Para que possamos ter um sistema de saúde fortalecido precisamos dessas informações com frequência à população, além de capacitação para os profissionais da saúde. Precisamos também da união dos poderes para trabalharmos em políticas públicas efetivas”, expressou a deputada. A febre Oropouche é transmitida por um mosquito chamado de maruim ou meruim. De acordo com a prefeitura de Porto Velho, até o mês de maio do corrente ano, foram notificados 287 casos de pacientes que chegaram até a unidade médica com sintomas parecidos com dengue e chikungunya.
A arbovirose acontece principalmente na região Amazônica. O Amazonas lidera o ranking da doença, com 3.564 notificações. Em seguida, está Rondônia, com 1.748 confirmações da doença, segundo o MS. A iniciativa da deputada busca fortalecer o sistema de saúde, pois o alerta à população sobre os sintomas, medidas de prevenção e formas de controle do vetor, diminui os impactos negativos dessa doença emergente e protege o bem-estar dos rondonienses.
Fonte: Assessoria parlamentar