De 03 a 08 de junho, a Semana do Meio Ambiente foi comemorada em todo o mundo. A semana propõe reflexões a cerca das urgências relacionadas à pauta ambiental e visa conscientizar a população com relação ao uso racional dos recursos sustentáveis.
De forma conjunta, instituições de Guajará-Mirim, Rondônia, promoveram uma série de experiências teóricas e práticas para diversos públicos, faixa etárias e setores do município. Mais de 1000 pessoas participaram de forma direta das atividades, dentre instituições de ensino infantil, fundamental, médio e superior; setor público e população municipal, incluindo extrativistas.
CONTINUA APÓS PUBLICIDADE
Foram ofertadas orientações com relação às queimadas e incêndios florestais; distribuição e plantios de mudas árvores nativas; passeios de barco em pontos turísticos e de importância ecológica; visita técnica nas Unidades de Conservação Reserva Extrativista do Rio Outo Preto e Parque Municipal de GuajaráMirim (Serra dos Parecis); Trilhas ecológicas e recolhimento de lixo delas e Instruções sobre animais peçonhentos e demais exemplares da biodiversidade.
Sob coordenação da Polícia Militar por meio do Batalhão de Polícia Ambiental - BPA, atuaram juntos Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade – ICMBio, Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental – SEDAM, Batalhão Mamoré - 6º BPM, Fundação Universidade Federal de Rondônia – UNIR, Secretaria Municipal do Meio Ambiente – SEMMA e Marinha do Brasil.
As instituições reconhecem que juntas, promovem maior efetividade nas ações propostas, o que viabiliza melhor conscientização da população do município mais protegido de Rondônia e um dos mais protegidos do Brasil.
Fonte: Comunicação Social do NGI ICMBio Guajará-Mirim