Grupo de Estudos Interdisciplinares das Fronteiras Amazônicas representa Campus da UNIR durante evento na Bolívia

O evento reuniu 66 expositores da UNIR e UABJB, promovendo colaborações em educação, saúde e engenharia
Compartilhe no WhatsApp
O Mamoré
Por -
0


A Universidade Federal de Rondônia (UNIR) e a Universidad Autónoma del Beni José Balliván (UABJB) realizaram recentemente um intercâmbio científico entre pesquisadores e acadêmicos das duas instituições. Intitulado "Encontro Binacional de Inovação e Ciência", o evento ocorreu na cidade de Guayaramerín, na Bolívia. A UNIR foi representada pelo Grupo de Estudos Interdisciplinares das Fronteiras Amazônicas (Geifa), vinculado ao Departamento de Ciências da Educação do Campus UNIR de Guajará-Mirim.

 

O reitor da UABJB, professor Jésus Eguez Rivero, durante a abertura do evento, apontou a importância da iniciativa dos professores e pesquisadores, firmando o compromisso de fortalecer a rede pesquisa que estava sendo iniciada naquele momento com a criação do grupo de pesquisa boliviano: Grupo de Estudios Interdisciplinarios de las Fronteras Amazónicas Bolivianas (Geifa-BO). 

Na mesa de abertura do evento, representando o diretor do Campus UNIR de Guajará-Mirim, estava a professora Zuila Santos, que agradeceu o convite feito ao Geifa e falou da importância da ação para as universidades, além de fazer projeções sobre os projetos futuros entre os dois grupos de pesquisa. Como pesquisadora e líder de um grupo de pesquisa que atua há oito anos realizando estudos  na região da fronteira entre o estado de Rondônia e a Bolívia, a docente destacou a importância do evento como “um marco para as interações científicas entre a UNIR e a UABJB, tendo em vista ser este o primeiro evento realizado pela UABJB na fronteira boliviana. As fronteiras são espaços singulares, com relações passivas e conflituosas, tudo pode mudar muito rapidamente. Ensinar e educar para/e na fronteira requer um forte movimento de busca pelo sucesso, baseado em uma compreensão da investigação da escuta”.



CONTINUA APÓS PUBLICIDADE


O grupo de pesquisa Geifa/UNIR levou 45 expositores entre graduandos, especialistas, mestres, mestrandos e doutores, com trabalhos nas áreas da educação e saúde, orientados pelas coordenadoras de linhas Zuila Santos, Luanna Johnson e Ednéia Bento. E a Bolívia levou 21 expositores de graduação e de mestrado, com trabalhos na área de educação, saúde e engenharia. 

Além do caráter acadêmico-científico, “o evento representa o reconhecimento do fortalecimento das relações entre a UNIR e a UABJB, visando uma aproximação entre seus professores pesquisadores a partir de práticas colaborativas pensadas para atender as demandas formativas da região, em uma projeção mais humana e sustentável”, finaliza Zuila.

Fonte: Assessoria





EM BREVE!!!!!!


UNOPAR OFERECE:

Na UNOPAR é o lugar certo para concluir seu estudos.

Fale conosco no WhatsApp (69) 3541-5375, repetindo (69) 3541-5375 e #boraprafacul.






Siga no Google News

Postar um comentário

0Comentários

Postar um comentário (0)

#buttons=(Ok, estou ciente!) #days=(20)

Nosso site usa cookies para melhorar a experiência de navegaçãoSaiba Mais
Ok, Go it!