Vamos lá eleitores e eleitoras! O Zé Brasileiro é o político mais longevo, popular e carismático em atividade no Berço do Madeira e região. Sua trajetória política remonta ao distrito do Iata, local que chegou em 1975.
Em 1984, o Zé Brasileiro conseguiu a proeza de ser eleito simultaneamente, administrador dos distritos do Iata e de Vila Nova, caso único na história política regional, função que exerceu durante seis meses. Após esse período, e diante da efervescência política e do sonho da emancipação político-administrativa que toma conta da população do distrito de Vila Nova, Zé Brasileiro deixa o distrito do Iata e passa a residir em Vila Nova, permanecendo no cargo de administrador até julho de 1988.
Com a emancipação Político-Administrativa de Nova Mamoré consolidada em 21 de julho de 1988, Zé Brasileiro também consolida seu prestígio político e é eleito mais uma vez, agora para exercer o cargo de prefeito do Berço do Madeira, sendo reeleito para dois mandatos consecutivos de 2005 a 2012. Nesse intermédio, também foi eleito vice-prefeito, na gestão do prefeito Vicente de Paulo Batista Rodrigues (1997/2000).
Eleitores e eleitoras do Berço do Madeira, desnecessário apontar nessa crônica o perfil empreendedor e as realizações Político-Administrativas do Zé Brasileiro. As suas digitais estão marcadas indelevelmente no chão do Berço do Madeira, e são sobre essas digitais que seu filho Marcélio Brasileiro começa a construir sua promissora trajetória política.
Com conhecimento, competência, visão de futuro e habilidade política, Marcélio Brasileiro vem colocando o Berço do Madeira em destaque nos cenários regional e estadual. Sua eleição em 2023, para assumir a vice presidência da Associação Rondoniense de Município (AROM), na chapa liderada pelo prefeito de Porto Velho, Hildon Chaves é uma demonstração clara de seu prestígio e capacidade de articulação política.
Eleitores e eleitoras! O Marcélio Brasileiro nasce no Iata em 1976. Aos oito anos de idade, passa a residir em Vila Nova, quando seu pai assume a administração do distrito, que se tornaria alguns anos depois, o município de Nova Mamoré, o Berço do Madeira.
No final da década de 1990, Marcélio Brasileiro vai estudar Geografia na Pontifícia Universidade Católica de Goiás. Retorna para o Berço do Madeira em 2004, e sempre pisando sobre as digitais do pai, foi o grande articulador político nos segundo e terceiro mandatos do Zé Brasileiro.
Com o olhar sempre direcionado para as melhorias do bem estar da coletividade, Marcélio Brasileiro se especializa em Administração Pública, pela Universidade Federal de Rondônia -UNIR. Em seguida, conclui o mestrado também em Políticas Públicas, e em 2019 conclui o doutorado em Ciências Sociais/Políticas, pela Pontifícia Universidade Católica – PUC/SP.
Observem bem eleitores e eleitoras do Berço do Madeira! A trajetória política que o Marcélio Brasileiro foi construindo, lado a lado com seu pai e com conhecimento acadêmico, resultou em sua eleição para prefeito do Berço do Madeira em 2020.
Vejam bem eleitores e eleitoras, o Berço do Madeira é hoje um município, cuja população apresenta uma autoestima elevada, resultado de uma gestão política que realizou e continua realizando diversas obras e ações importantes para o cidadão novamamorense. Um exemplo dessas conquistas, com impactos duradouros na vida das pessoas, é o Programa de Regularização Fundiária Urbana “Papel Passado”, desenvolvido em parceria com o Governo do Estado e o Ministério das Cidades, com a previsão de que todos os imóveis urbanos sejam regularizados.
Senhores eleitores e senhoras eleitoras do Berço do Madeira, conseguem imaginar os impactos positivos que um programa como esse provoca na vida de cada cidadão e de cada cidadã beneficiados?
CONTINUAÇÃO DEPOIS DA PUBLICIDADE
Bom! Sem mais delongas, é desnecessário alinhavar nessa crônica outras importantes ações políticas da gestão do prefeito Marcélio Brasileiro. O atento eleitor e a atenta eleitora, mesmos seus adversários políticos reconhecem que o Berço do Madeira é hoje um município mais que promissor, é um excelente lugar para inovar e empreender.
A história política do Berço do Madeira se constrói a partir de dois pilares. Da década de 1970, até seu falecimento em 1984, o empreendedorismo visionário do João Francisco Clímaco abre caminhos promissores. A partir de 1984, esses caminhos começam a ser pavimentados pela força e determinação políticas do Zé Brasileiro,
Todos os prefeitos que estiveram à frente do Palácio 21 de Julho (José Brasileiro, José Domingos, Dr. Vicente, Antenor Nogueira, Laerte Queiroz e Claudionor Leme), contribuíram de forma decisiva para formatação dessa história. Agora, estamos prestes a adentrar na décima gestão pública do Berço do Madeira, e com uma gestão muito bem avaliada, Marcélio Brasileiro sempre em sintonia com os desejos da população, vem escrevendo com o mesmo perfil empreendedor e obstinado do Zé Brasileiro, um capítulo gigante da história do Berço do Madeira.
Simon O. dos Santos - Cronista