Por Fábio Marques
Por mais de trinta anos a população de Guajará-Mirim assiste apática a um processo de degradação da cidade que um dia já foi pensada como a segunda mais importante do Estado. Paralelo a este fenômeno, a população também assiste ao progresso de outras cidades que até tempos recentes não tinham nenhuma expressão no cenário social, político e econômico de Rondônia.
##########
Ocorre que os políticos destas outras cidades fizeram uma conjunção de esforços no sentido de tomarem uma decisão na questão do incentivo às empresas pensando na geração de emprego e renda para os munícipes, enquanto que no outro extremo, as decisões tomadas pelos políticos, fizeram com que as empresas falissem e as que ainda continuam na ativa estão lutando para não falirem deixando a cidade sem ofertas de emprego, chances de negócios e políticas de progresso.
##########
Há cerca de duas semanas, uma emissora de rádio da cidade efetuou uma sabatina com todos aqueles que hoje postulam o cargo de prefeito de Guajará-Mirim. No arrodeio dos assuntos deste certame, o único candidato que trabalhou propostas quanto a questão da geração de emprego e renda foi o cidadão Fábio Netinho. Na ocasião, disse que pretende batalhar para fortificar o comércio, a indústria e a geração de empregos. De acordo com suas palavras, espera trabalhar fórmulas que inspirem a confiança daqueles que desejam investir em Guajará-Mirim. Está correto. É preciso “vender” o produto Guajará-Mirim para as empresas e as indústrias que querem investir na cidade, mas não estão confiantes.
CONTINUAÇÃO DEPOIS DA PUBLICIDADE
Apesar da péssima condução do titular do programa e do mediano formato da sabatina que procurou resumir todos os problemas da cidade apenas aos quesitos Infraestrutura, Saúde e Educação, Fábio Netinho conseguiu sair-se muito bem nas suas respostas e propostas. Todos sabemos que é preciso dinheiro para que a prefeitura resolva problemas na assistência médica, nas escolas municipais, na iluminação pública, nas ruas e calçadas com avenidas em más condições de tráfego, sistema de esgotos e água potável, espaços para lazer e entretenimento, praças públicas e outros. Mas com o trânsito que Fábio Netinho hoje possui junto às altas esferas no Estado e também à nível federal, caso seja eleito, poderá utilizar-se desta influência em prol da resolução destas carências que hoje a cidade demanda.
##########
Independente de ano de eleição, Fábio Netinho sempre foi visto em rodadas de conversas sobre politica ou futebol com a chamada gente do povo. O reduto do povo é o seu palco de atuação, o cenário aonde se sente mais a vontade. O candidato aspira construir junto com a população uma espécie de governo onde todos possam opinar e participar a fim de planejar as melhorias que a cidade precisa. O prefeito tem que conversar e se entender com a sociedade e seus agentes todos os dias, assim acredita.
##########
Fábio Netinho é um ser humano que se preocupa acima de tudo com a promoção do bem estar social, com o bem público a serviço o povo e com a felicidade geral de todos os munícipes.
*O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Mamoré não tem responsabilidade legal pela "opinião", que é exclusiva do autor.