:
O juiz da infância e juventude Gleucival Zeed Estevão da
comarca de Guajará-Mirim, juntamente com a assistente social, Fátima Braga e o
psicólogo, Henrique Neto, ambos servidores do Núcleo Psicossocial, participaram
do lançamento do primeiro livro didático de alfabetização na língua Wari.
Os livros “NRO XIN HRIK PIN XIN XRAO’ XIN” e “NORO XIN KEREK PIN XIN TAXI’ XIN” foram construídos coletivamente pelos professores e professoras indígenas do grupo étnico Wari (Oro Waram, Oro Mon, Oro Waram Xijein, Oro Nao’, Oro At e Oro Eo), fortalecendo o protagonismo indígena nas ações da educação. São obras que contribuem para a valorização das línguas indígenas e revitalização dos saberes tradicionais em diálogo intercultural com a educação escolar.
CONTINUA APÓS PUBLICIDADE
Após o lançamento, os livros serão disponibilizados para as escolas indígenas da região de Guajará Mirim (RO), que atendem o grupo étnico Wari (Oro Waram, Oro Mon, Oro Waram Xijein, Oro Nao’, Oro At e Oro Eo), para serem usados pelos(as) professores(as) indígenas para subsidiar o trabalho em sala de aula, uma vez que estão escritos na língua desse grupo.
O evento aconteceu no dia 2 de outubro e foi realizado pelo Departamento Acadêmico de Educação Intercultural da Universidade Federal de Rondônia apoiado pela Ação Saberes Indígenas na Escola UNIR/MEC/SEDUC.