Presidente e vice-presidente do Boi Malhadinho, respectivamente, Camila e Ewerton |
O Boi Malhadinho é o bicampeão do 22º Festival Folclórico de Guajará-Mirim.
A apuração ocorreu nesta segunda-feira (18), no Bumbódromo Márcio Menacho,
palco do embate entre os bumbás, e coroou a 10ª vitória do vermelho.
O boi emocionou os torcedores com o tema Tekohá - este chão é nossa essência”, contou a lenda da "Mulher-Árvore", que faz a conexão entre a história de uma jovem e a Estrada de Ferro Madeira-Mamoré. Destacou a importância da Festa do Divino Espírito Santo, uma romaria católica aquática que percorre cidades de Rondônia e da Bolívia. A agremiação também celebrou a força das mulheres, com ênfase na lenda das índias guerreiras da Amazônia, e homenageou a liderança de Tereza de Benguela, chefe do Quilombo do Quariterê, no Vale do Guaporé.
CONTINUA APÓS PUBLICIDADE
Povos originários dançaram em prol da preservação da floresta, enquanto pássaros gigantes levaram a cunhã-poranga para o Bumbódromo.
A presidente Camila Miranda bastante emocionada parabenizou as duas agremiações. Após receber o troféu, do secretário da Sejucel, Júnior Lopes, o troféu foi entrega para a galera aguardava na arena.
Em duas noites, os bois Flor do Campo (vermelho) e o Malhadinho (azul) duelam no bumbódromo. As apresentações, com duração entre 2h e 2h30, foram avaliadas por três jurados. Eles julgaram 21 itens, coletivos e individuais, como levantador de toadas, ritual indígena, cunhã-poranga, sinhazinha, alegoria, galera e lenda amazônica.
Malhadinho atingiu 835,3 pontos e Flor do Campo alcançou 827,5.
Fonte: O MAMORÉ