O governador de Rondônia, Marcos Rocha, ressalta que a
educação para o trânsito é fundamental para formar cidadãos conscientes e
responsáveis, promovendo hábitos seguros e cultivando valores como respeito e
empatia. “O objetivo principal das atividades executadas durante o evento é
salvar vidas.”
Voluntários da Escola Pública de Trânsito (EPTran), vão oferecer ao público do Duelo na Fronteira, um ambiente lúdico com quebra-cabeça, caça palavras, jogo da memória, roleta com placas do trânsito, pinturas de desenhos, pintura de pele, circuito com carrinhos elétricos, voltado para promoção da segurança no trânsito para crianças e adultos, com brindes para os participantes, além de sorteio de bicicletas e capacetes.
CONTINUA APÓS PUBLICIDADE
A EPTran também vai promover ações educativas nas ruas de Guajará-Mirim, com foco na sensibilização de condutores. As abordagens terão foco em:
- Respeito ao pedestre
- Uso da faixa de pedestre
- Utilização correta dos dispositivos de segurança
- Identificação de condutas de risco no trânsito
- Importância da empatia, sensibilização e bom senso no trânsito
- Identificação de condutas que salvam vidas no trânsito
De acordo com o diretor da EPTran, Welton Roney, as abordagens vão destacar questões relacionadas aos fatores de riscos, como sinistros com pedestres; ingestão de álcool e condução de veículos; excesso de velocidade; segurança veicular; e uso correto de equipamentos obrigatórios dos veículos.
O diretor do Detran-RO, Sandro Rocha, salienta que Guajará-Mirim recebe um grande público para o festival folclórico, sendo esta uma oportunidade para sensibilizar a população sobre a importância de respeitar as leis de trânsito. “No entanto, é essencial que a sociedade apoie as iniciativas do Departamento, com foco em um trânsito mais seguro, fundamentado no respeito e responsabilidade”.
FESTIVAL E CULTURA
O Duelo na Fronteira, promovido pela Secretaria de Estado da Juventude, Cultura, Esporte e Lazer (Sejucel), é uma celebração da identidade cultural da região. Os temas envolvidos pelas agremiações Boi Flor Campo (vermelho) e Malhadinho (azul), refletem a diversidade e a riqueza do folclore brasileiro, abordando lendas, histórias e personagens que são símbolos da Amazônia. Durante os dias de festa, os visitantes poderão vivenciar apresentações artísticas, danças folclóricas, além de saborear a gastronomia local.