O Cemitério Santa Cruz recebeu durante todo o sábado (02), dia de finados, a visita de uma enorme quantidade de pessoas que acorreram ao local a fim de prestarem homenagens, velarem e rezarem em devoção às almas de seus defuntos.
A afluência de gente foi massiva desde as primeiras horas da radiante e calorosa manhã. Pessoas chegavam a todo instante carregadas de velas, coroas e flores. A frente da necrópole estava lotada de comerciantes,, que apostaram no negócio de vendas de produtos ornamentais para túmulos e jazigos. No interior do campo santo milhares de velas foram acesas no chamado cruzeiro que fica em frente à capela principal com o objetivo de recordar pessoas falecidas enterradas em outras cidades.
CONTINUA APÓS PUBLICIDADE
Às sete horas da manhã uma missa foi realizada em frente à capela. A celebração também foi marcada pelas lembranças às diversas famílias que possuem ancestrais, parentes e amigos próximos que hoje desfrutam da paz em suas últimas moradas naquela cidade dos mortos. Durante a entoação de hinos e louvores, familiares choraram ao lembrarem seus entes queridos, enquanto outros repetiam as orações cristãs. Um conjunto formado por adolescentes escoteiros vestidos a rigor também rezaram pelas almas de todos os finados.
O dia de finados em Guajará-Mirim transcorreu sem maiores acidentes de percurso ou fatos fora do previsto.
Autor: Fabio Marques